Languages: CFM CFM

A escola médica acreditada deve preencher o formulário de acompanhamento a cada dois anos, informando se mudanças importantes ocorreram em cada um dos cinco domínios de acreditação (Gestão Educacional, Programa Educacional, Corpo Docente, Corpo Discente e Ambiente Educacional), se uma mudança substancial está planejada (por exemplo: reforma curricular) ou se ocorreu uma mudança substancial não planejada (por exemplo: problemas com os cenários clínicos). O Saeme decidirá se será necessária uma nova avaliação específica.

O Saeme requer notificação prévia de mudanças que afetam o programa do curso. Todas as notificações de mudanças antecipadas devem ser enviadas a tempo para que o Saeme revise as informações antes da implementação da mudança.

A notificação prévia ao Saeme é necessária quando um programa acreditado planeja modificar o programa educacional, quando a escola médica fica ciente de que os recursos que o suportam podem mudar ou desejam aumentar o número de vagas, de modo que o equilíbrio entre as inscrições e os recursos seria substancialmente alterado.

O Saeme deve ser notificado dos planos para uma grande reorganização de um ou mais anos do currículo ou do programa de educação médica como um todo, o que exigirá recursos adicionais ou recursos existentes para serem usados de novas maneiras. O Saeme determinará se mudanças no status ou termo de acreditação do curso são necessárias, ou se qualquer acompanhamento é necessário.

A decisão de acreditação é concedida por cinco anos. No final do período de acreditação, a faculdade de Medicina acreditada deve reiniciar todo o processo de acreditação, enviando uma inscrição completa, e haverá uma nova visita ao local para um novo período de acreditação. 

Clique aqui para baixar o formulário de acompanhamento das escolas acreditadas.