Domínios
Gestão Educacional
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
O curso adota um conjunto de medidas, principalmente derivadas de recursos do edital do FINEP, para aprimoramento do ambiente educacional, com importantes investimentos em laboratórios, bibliotecas, salas de aula.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ
O Núcleo Docente Estruturante é atuante no planejamento e implementação do currículo, e merece menção pela construção e renovação constante dos problemas utilizados nos grupos tutoriais ao longo do curso. As ações de desenvolvimento docente, que acontecem no âmbito institucional e do curso, são vistas pelos docentes como produtivas e importantes para a qualificação da sua prática.
Responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ
O curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará oferece vários projetos de extensão universitária, cuja participação é voluntária e estimulada pela regulamentação de atividades complementares. Tendo em vista a quantidade de projetos e a diversidade de escopos, de modo a abranger a totalidade de estudantes, em especial o “Projeto Esse Rio é Minha Rua” pelo seu impacto no desenvolvimento dos estudantes e da comunidade.Para cumprir sua função social na região amazônica, o Centro Universitário do Estado do Pará estabeleceu parcerias com instituições incentivadoras de práticas assistenciais, que favorecem o acesso de saúde e educação às comunidades carentes. Os alunos são incentivados a aderir tais práticas como aprendizado do valor da vida e da solidariedade, além de poder adicionar carga horária complementar para sua integralização curricular.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Projeto Xingu – projeto de extensão com atividades curriculares do Internato, durante o estágio de Medicina de Família e Comunidade, voltado para o cuidado da saúde indígena. Criado na década de 60, com ações no Xingu e em São Paulo, por meio do Ambulatório do Índio, com sede na UNIFESP/Hospital São Paulo, é referência nacional para o cuidado da saúde indígena.
Integração ensino-serviço
FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
A integração ensino-serviço da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto é fundamental para o desenvolvimento regional e cuidado à saúde da população. A escola está inserida no chamado “Distrito Escola/FAMERP”, constituído por quadro Unidades Básicas de Saúde (UBS), há convênio com duas unidades de pronto-atendimento e o hospital de ensino, de propriedade da IES, está intensamente integrado à rede de serviços regional de saúde, sendo referência para vários municípios.
FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO
O curso de Medicina das Faculdades Integradas Padre Albino realiza a integração ensino - serviço através da oferta de cuidado na atenção primária, secundária e terciária a partir de atividades de ensino supervisionadas por docentes e projetos conjuntos com a Secretaria Municipal de Saúde. Tanto gestores como usuários remarcam a importância da IES com tanta tradição na comunidade, como uma peça de importância na conformação do SUS local.
FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS
O modelo de inserção do ensino à rede de serviços de saúde local é uma das fortalezas dessa Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP). As relações da FMP com a Secretaria de Saúde são mutuamente benéficas e complementares, existe planejamento conjunto das atividades e muitas oportunidades de capacitação para pessoal da Secretaria. A deliberada intenção institucional no investimento em unidades de saúde de modo complementar à rede pública é uma clara evidência desta diretriz institucional com forte conotação social.
Avaliação de programas
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
O programa de avaliação da Instituição, proposto pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), é intitulado “Programa de autoavaliação: em busca da excelência”. O processo de autoavaliação se insere ao projeto de universidade comunitária, onde a educação é concebida como um bem público que contempla valores de cidadania, solidariedade e responsabilidade social. A CPA aplica semestralmente um instrumento com 18 itens, respondido de forma voluntária por discentes e docentes, que avaliam o aluno, as práticas didático-pedagógicas do professor, a infraestrutura da instituição e a biblioteca quanto ao acervo e infraestrutura. Além disso, o aluno formando responde um instrumento específico que contém 59 questões. O instrumento contempla vários aspectos ligados ao curso, à coordenação e às condições e oportunidades oferecidas pela Instituição para educação continuada. São realizadas campanhas de sensibilização e motivação para que alunos e professores participem do processo de autoavaliação. Os alunos são surpreendidos, a qualquer dia do semestre, por um corpo de docentes gestores, e que implantam uma modalidade de avaliação de cada disciplina em curso bastante proveitosa e divertida. Os estudantes são divididos de forma aleatória em pequenos grupos, recebendo canetas e flipcharts, com a missão de avaliar uma disciplina. Esse material passa a fazer parte de acervo de fácil visualização na coordenação do curso e pauta sua gestão.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
O Projeto de Autoavaliação Institucional da Universidade do CEUMA conta com a participação de todo o corpo social da IES, envolvendo gestores, docentes, discentes, egressos, técnico-administrativos e a comunidade em geral. Em todas as etapas do processo de autoavaliação é possível verificar a participação regular e sistemática da comunidade acadêmica. A autoavaliação é realizada semestralmente de forma bastante criativa, com estratégias ativas, com o uso de tablets, o que tem sido eficaz no aumento da participação do corpo social neste processo.
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
O processo de avaliação e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade de Fortaleza é constituído a partir de quatro áreas estratégicas da instituição: ensino, pesquisa, extensão e gestão, e efetiva-se mediante um processo permanente de avaliação do desempenho acadêmico-administrativo da instituição. O Colegiado de Avaliação Institucional Interna (COAVI) realiza e divulga as autoavaliações institucionais, além de acompanhar as ações decorrentes do processo autoavaliativo no âmbito da Universidade; acompanha a execução do PDI; presta informações ao MEC e promove eventos relacionados ao tema da avaliação interna, contando com o apoio do Programa de Avaliação Institucional Interna (PROAVI).
Estratégias educacionais inovadoras
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Utilização do psicodrama, como estratégia pedagógica para o desenvolvimento de compaixão, empatia e expressividade.
Simulação
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
O curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná dispõe de Laboratório de Simulação Clínica de última geração com equipamentos e instrumentos em quantidade suficiente para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes. Ressalta-se aqui o intenso uso destes equipamentos durante a graduação, visando maior treino dos discentes e focando na segurança do paciente.
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
A Universidade de Fortaleza disponibiliza ao Curso de Medicina um completo Laboratório de Habilidades Médicas, dispõe de um vasto arsenal de equipamentos e simuladores, que permitem o treinamento dos estudantes em todas as etapas da formação.
Integração curricular modular
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA - UNIFOA
O desenho curricular do Projeto Pedagógico da UniFOA possui um modelo de integração ímpar para um curso que não utiliza a Aprendizagem Baseada em Problemas como abordagem educacional, e dessa forma é um bom exemplo de transição para um modelo não disciplinar de organização curricular. A divisão por módulos propõe a redefinição de conteúdo das disciplinas “clássicas” do currículo médico em módulos temáticos, organizados de modo a permitir a sincronicidade entre as atividades expositivas, práticas laboratoriais, práticas clínicas e atividades comunitárias em torno de grandes temas, como, por exemplo, “Os sentidos, a percepção e o movimento” (primeiro semestre), ou “Cuidados elementares em saúde e doenças prevalentes” (sexto semestre). Os docentes são organizados por atividades organizadas em módulos, não por disciplinas.
Atividade de pesquisa na graduação
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
O curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo oferece a todos os seus alunos oportunidades de vivenciarem o método científico, favorecendo a sua formação crítica e reflexiva, e preparando-os para a valorização e prática da pesquisa. Merece destaque a atual mudança do currículo que incluiu como obrigatórios os Seminários de Pesquisa. Além disto, foi identificada como fortaleza do curso a Mostra de Iniciação Científica organizada pelos alunos.
Internato rural
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
O internato rural da Universidade do Estado do Amazonas é uma interessante forma do exercício da integração ensino-serviço, atrelando a alta tecnologia oriunda da Telessaúde (ferramenta de ensino-aprendizagem e suporte aos profissionais em locais longínquos e/ou de difícil acesso) à experiência discente de vivenciar a desafiadora realidade da população do interior do Amazonas.
Aprimoramento curricular
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)
A Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP vem discutindo, com a ampla participação de seu corpo social, há mais de uma década, o seu modelo curricular, culminando com reflexão crítica a respeito de suas práticas pedagógicas e forte disposição para a mudança, no sentido de incorporar os resultados de avaliações internas e externas.
Certificação internacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Certificação ACLS aos Estudantes no Internato – durante o estágio de Urgência e emergência todos os alunos realizam o ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support) e são certificados.
Programas culturais e oportunidade de acesso à cultura
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
A Universidade do Vale do Itajaí possui uma extensa programação cultural que garante a formação transdisciplinar e cultural dos seus estudantes e do corpo social da instituição de ensino. O Setor de Arte e Cultura organiza, além das exposições mensais no Espaço Cultural, o Festival Cultural UNIVALI (evento institucional realizado para a comunidade universitária e colaboradores). Também produz o programa semanal Mix Cultural na Rádio UNIVALI, grupos de dança e teatro. Através das aulas de extensão em Música, a IES visa possibilitar o acesso às práticas musicais em vários instrumentos, além de realizar inúmeras apresentações musicais com os grupos: Coral infanto-juvenil, Coral adulto e projeto Arte em Movimento (Voz Universitária, Grupo Instrumental e Banda UNIVALI).
Desenvolvimento docente
ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA – EBMSP
A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública possui o Programa Institucional de Desenvolvimento Docente - PROIDD e o Núcleo de Supervisão Acadêmico Pedagógica - NUSP, composto por pedagogos e psicopedagogos com experiência em educação médica. O PROIDD conta com profissionais com formação em educação para saúde e, em especial, em educação médica, pedagogia e psicologia. Oferta cursos de extensão e pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado, em linhas de pesquisa que possibilitam o desenvolvimento de temas relacionados à educação médica e saúde: desenvolvimento docente e profissional, metodologias de ensino em cursos da área da saúde e pesquisa em tecnologia em saúde. O PROIDD também planeja, executa e avalia cursos, oficinas e eventos institucionais integrados ao calendário acadêmico, como os Fóruns Pedagógicos, realizados anualmente. Como incentivo à participação docente nos Fóruns Pedagógicos, foi instituída a premiação docente “Borboleguim de Ouro”. Borboleguim é um neologismo de autoria da IES que significa a fusão das palavras borboleta e pinguim, representando a transformação da borboleta e a capacidade adaptativa do pinguim.
Acolhimento aos ingressantes e iniciativas de trote solidário
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE – UFCSPA
Anualmente, 15 alunos entre os matriculados no segundo e terceiro ano do curso de Medicina podem pleitear uma destas bolsas para realização de estágio internacional em locais previamente definidos pela Faculdade. Os estágios ocorrem durante 60 dias, nos meses de janeiro e fevereiro, em instituições parceiras nos Estados Unidos, Canadá e Europa, onde os alunos desenvolvem projetos de Iniciação Científica em áreas diversas, envolvendo pesquisa básica, clínica, cirurgia e epidemiologia.
UNIVERSIDADE POSITIVO
Existe uma portaria emitida pela Reitoria da Universidade Positivo que proíbe a realização de trote. O curso de Medicina realiza a semana de recepção do estudante, organizado pelo centro acadêmico com suporte da coordenação do curso. Este evento envolve o corpo discente e docente e tem como objetivos promover ações interação, ambientação e informação acerca do Projeto Pedagógico e valores profissionais do curso. Destaca-se a realização da “Cerimônia do Jaleco Branco”, acompanhada inclusive pelos familiares.
Ações de apoio e suporte ao estudante
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
O curso de Medicina da Universidade de Fortaleza conta com acompanhamento psicológico e psiquiátrico nas suas dependências. O acesso pode ocorrer por três vias: busca espontânea, por sugestão do núcleo gestor do curso que recebe a demanda por meio do tutor e do Programa Tutorial Acadêmico (PTA).
FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto possui um plano de apoio ao estudante, conduzido por sua Diretoria Adjunta de Alunos, que conta com dois serviços institucionais:
• CASA (Centro de Apoio Social ao Aluno), programa de apoio à permanência que mantém programas institucionais tais como Bolsas alimentação; Bolsas auxílio-permanência; Bolsas auxílio-aluno; Bolsa de auxílio-transporte para realização de estágio curricular nas Unidades Básicas de Saúde.
• SOPPA (Serviço de Orientação Psicopedagógica ao Aluno) oferece atendimento psicológico, avaliação, intervenção, orientação e aconselhamento ao aluno de graduação (medicina e enfermagem).
Representatividade
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)
O Centro Acadêmico Pirajá da Silva (CAPS) está integrado à história e à cultura da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. A Faculdade reconhece o CAPS como órgão máximo da representação estudantil, o tem como parceiro nas ações de mudança curricular, na recepção dos ingressantes, e em vários projetos estruturantes do curso. Os estudantes estão representados no Conselho Municipal de Saúde, no Núcleo Docente Estruturante e no Conselho do Curso de Graduação, órgão equivalente ao colegiado de curso.
Processo seletivo
ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA – EBMSP
O Processo Seletivo Formativo (PROSEF) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública é constituído por três fases obrigatórias:
Fase 1. Prova de conhecimentos gerais
Fase 2. Fase vivencial
Fase 3. Prova de conhecimentos específicos
A fase vivencial permite ao candidato a oportunidade de aprofundar a reflexão sobre a sua escolha profissional. Trata-se de um processo seletivo único no país.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
A Universidade do Estado do Amazonas possui processo seletivo próprio, com dois sistemas de ingresso: o Vestibular e o Sistema de Ingresso Seriado (SIS). A metade do total de vagas é destinada aos alunos que cursaram pelo menos oito séries da Educação Básica em escola de qualquer natureza em município do interior do Estado do Amazonas. Trata-se de uma política de ingresso que reafirma o compromisso social da Universidade com o desenvolvimento regional no estado do Amazonas.
Sustentabilidade
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
A Universidade de Fortaleza possui políticas de sustentabilidade e aprimoramento ambiental como: separação e descarte adequado de lixo, compostagem de grama aparada, reuso de água pluvial, política de limitação de impermeabilização de solo, projetos arquitetônicos visando otimização de luz e ventilação naturais e estímulo à redução de uso de carros como aplicativo para carona e estímulo ao uso de bicicletas.
FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS
O campus como um todo, ao estar inserido na mata Atlântica em espaço tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é modelo de sustentabilidade ambiental arquitetônica, bem como de reuso de água e reciclagem de lixo.
Cenários de prática diversificados
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
A Universidade Federal do Maranhão possui dentre os seus cenários de prática, a Colônia do Bom Fim, em que se observa uma rica valorização da história da Medicina, nesse local emq eu funcionava o antigo leprosário.
Biblioteca
UNIVERSIDADE POSITIVO– UP
O curso de Medicina da Universidade Positivo conta com uma Biblioteca Central, com acervo informatizado. Possui excelente infraestrutura e condições exemplares de organização e utilização do espaço. O espaço da biblioteca também é utilizado como local de exposição cultural. Outras facilidades são oferecidas aos usuários, como cesta para deslocamento de materiais pessoais, serviços de reserva, armários e local para alimentação.
Uso tecnologia inovadoras
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANGÉLICA
A Unievangélica propõe um programa de acessibilidade totalmente integrado ao seu ciclo de pesquisa e desenvolvimento, garantindo que suas ferramentas estejam padronizadas e que os alunos consigam navegar facilmente e compreender o uso de tecnologias e dispositivos de assistência que atendam às suas necessidades. Um exemplo é o uso de código QR para que os alunos tenham acesso às aulas, gravadas pelos professores, em seus dispositivos móveis.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
O curso de Medicina tem excelentes ferramentas de ensino no espaço Ocean, onde, em parceria com a Samsung, alunos desenvolvem tecnologias para suprir demandas do curso, como aplicativos e jogos.
Ambiente educacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
O curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão conta com Hospital de Ensino, vinculado à rede de serviços, que permitem ao estudante acompanhar referência e contra-referência dos pacientes atendidos. Neste local as condições de ensino são excelentes, com espaços destinados à graduação e pós-graduação, além de possibilidade de utilização do suporte da Telemedicina.
UNIVERSIDADE POSITIVO
O ambiente educacional da Universidade Positivo está totalmente baseado em uma cultura de humanização, que é compartilhada e vivenciada pelo corpo social da instituição e reconhecida pelos profissionais do serviço e pacientes, sendo demonstrada nas relações, no respeito, na não-discriminação e no compromisso com a qualidade da formação.