Acreditação no Mundo
Além de marcos teóricos, o projeto que levou à criação e implementação do SAEME-CFM também buscou informações sobre o funcionamento de alguns dos principais sistemas de acreditação do ensino em vigor no mundo. Abaixo, é possível saber um pouco mais sobre os modelos que existem no Brasil e diferentes países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Holanda e Japão. Confira:
Accreditation Organization of the Netherlands (NVAO)Única organização legalmente autorizada a realizar de acreditação profissional e acadêmica na Holanda e na região de Flanders.
Australian Medical Council (AMC)Órgão que avalia e realiza a acreditação das escolas médicas na Austrália e Nova Zelândia.
General Medical Council (GMC)Site do órgão responsável pela acreditação de escolas médicas no Reino Unido, que tem autoridade para aumentar a frequência de avaliação das escolas que não correspondem ao padrão desejado, bem como retirar a sua aprovação para funcionamento.
Liaison Committee on Medical Education (LCME)O LCME foi instituido em 1942 para avaliação das escolas médicas americanas, incluindo mais tarde as escolas médicas canadenses. É mantido pelos órgãos oficiais de avaliação e acreditação das escolas médicas nos Estados Unidos e Canadá.
National Institution for Academic Degrees and University Evaluation (NIAD)Organização certificadora das Universidades Japonesas.
Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários (ARCU-SUL)O ARCU-SUL é uma iniciativa dos ministérios de educação, Conaes (Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior) e do setor educacional do Mercosul, aplicado pela RANA (Rede de Agências Nacionais de Acreditação), que tem por objetivo geral avaliar de forma permanente a qualidade da educação superior e os avanços no processo de integração regional.
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)Site com informações sobre o processo avaliativo de escolas médicas brasileiras, coordenado e supervisionado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e operacionalizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).